Homenagem a um grande Portuense, um grande Português, um liberal_Francisco Sá Carneiro

Nascido no Porto a 19 de Julho de 1934, Sá Carneiro veio a falecer no dia 4 de Dezembro de de 1980, numa viagem de avião de regresso à sua cidade, em condições que ficarão para sempre por apurar. Era então Primeiro-Ministro de Portugal

Um homem que defendeu os seu ideais, sempre com o pulso e a teimosia de quem sabia ter sempre razão. Um liberal? Aquando da sua entrevista dada à «REPÚBLICA» em 15-12-1971 conduzida por Jaime Gama, diz: (EXTRACTOS)

R: A primeira pergunta que lhe queria fazer corresponde a uma questão posta por várias pessoas – é um liberal?

SC: Se se entende por liberal todo aquele que acha indispensável que qualquer solução política respeite as liberdades e os direitos fundamentais da pessoa humana, sou efectivamente um liberal. Se, por outro lado, se limita a concepção de liberalismo ao campo exclusivamente económico e se tem como liberal aquele que preconiza a abstenção do poder político em relação ao campo económico e ao campo social, nesse sentido não sou liberal.

Um homem com um perfil inspirador, católico defensor da família e do amor, adormeceu há 33 anos e com ele adormeceu um país que até hoje nunca mais vivenciou um sentimento de esperança tão valioso como o que prevalecia à data da sua morte.

Deixou-nos um espólio riquíssimo de momentos, discursos e frases que devemos transportar para os nossos dias, reflectindo na sua capacidade visionária de avaliação da realidade e que cada vez mais me leva a crer que não aconteceu por acaso…

A intervenção activa é a única possibilidade que temos de tentar passar do isolamento das nossas ideias e das teorias das nossas palavras à realidade da actuação prática, sem a qual as ideias definham e as palavras se tornam ocas. Trata-se, portanto, de um direito e de um dever que nos assiste como simples cidadãos, pelo qual não nos devemos cansar de lutar e ao qual não nos podemos esquivar de corresponder. 

Francisco Sá Carneiro

Do Porto com Amor,
Catarina.

Anúncios

One thought on “Homenagem a um grande Portuense, um grande Português, um liberal_Francisco Sá Carneiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s